Páginas

terça-feira, 14 de maio de 2013

Oficinas da Abraps no CiiS 2013

1° Congresso de Inovação e Sustentabilidade será realizado nos dias 29 e 30 de agosto de 2013 e traz como tema Ciência e Tecnologia como Vetores para Sustentabilidade. O evento está sendo realizado pela Agência Conversa Sustentável e a Faculdade de Tecnologia do Tatuapé – FATEC Tatuapé e tem como desafio compartilhar experiências e estratégias de inovação interdisciplinares para a aplicabilidade mercadológica e contará com a participação de profissionais de sustentabilidade, acadêmicos, especialistas Brasil, América Latina, Estados Unidos, Europa e Ásia. Para saber mais: www.ciis.com.br


OFICINAS DA ABRAPS NO CiiS 2013

Oficina: Comunicação digital e engajamento de redes
Descrição: O conceito de trabalho de rede em comunicação é inovador, mas muitas organizações já estão buscando uma atuação nesse sentido, onde a organização se aproxima da sociedade e propicia o diálogo entre as pessoas com afinidade no tema. Durante a oficina vamos explicar o conceito, apresentar dois cases de sucesso e aplicar a metodologia em cases que as pessoas devem propor. Modelo colaborativo de produção de conteúdo em formação de rede. A oficina terá duração de 2 horas, das quais 40 minutos serão apresentação do conceito e metologia do trabalho e os outros 80 minutos de trabalho dividido em grupos.

Facilitador:
Tulio Kengi Malaspina é formado em Comunicação Social com especialização em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP), têm diversos cursos voltados à redes digitais e sustentabilidade. É fundador do laboratório de inteligência em engajamento e redes digitais SustentaLab, sócio no Coletivo Verde, editor no Atitude Eco, colaborador na Escola de Ativismo e sócio fundador da Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade (Abraps).


Objetivo: Participativa, a oficina propõe a aplicação da metodologia relacionada à comunicação digital e ao engajamento de redes, com produção de conteúdo em formação de redes onde os participantes poderão dar a sua contribuição. 

Público: Profissionais e pessoas interessadas em redes digitais e engajamento.

  
Oficina: “Educação para o profissional de sustentabilidade”
Descrição: Nossa proposta está baseada na perspectiva para a junção da educação técnica e humanística, pela integração, reflexão, comunicação, diálogo e ações conjuntas entre os profissionais de sustentabilidade e outras áreas das empresas, pata que estabeleçam estratégias de longo prazo pela divulgação transparente as suas partes interessadas sobre o desempenho nas mais diversas vertentes da sustentabilidade. Serão abordados os seguintes tópicos: Aprendizagem experiencial; Storytelling; Educação de valores; Processos de Conhecimento Inovadores; Negócios e Desenvolvimento Sustentável e Gestão e Comunicação de Relacionamentos

Facilitadora:

    Val Sátiro - Diretora Executiva e Fundadora do Seu Mundo Sustentável, Educação, Cultura e Soluções na Sustentabilidade. Mestranda Antropologia PUC-SP, MBA Marketing - FGV, Extensão em Marketing de Relacionamento – FGV, Empreendedorismo Sustentável - Gaia Education, é publicitária, educadora e ministra cursos, palestras e workshops em Gestão, Liderança e Planejamento em Sustentabilidade Corporativa, Marketing 3.0, Educação na Sustentabilidade, Empreendedorismo Sustentável, Marketing Digital (também como inclusão social e digital) e Gestão de Inovação. Autora de artigos com foco em Sustentabilidade e Marketing 3.0. Atua como voluntária e parceira na ONG Mensageiros da Esperança, para a capacitação e inclusão digital e social de jovens de comunidades carentes.


Objetivo: A concepção desta oficina é um espaço participativo e interativo para discutirmos questões importantes para o profissional de sustentabilidade.

Público: Profissionais e pessoas interessadas em gestão, liderança e planejamento em sustentabilidade corporativa.

Oficina: Negócios Socioambientais - Da teoria a prática
Descrição: Oficina de 2 horas em que serão apresentados alguns conceitos e exemplos práticos no campo de negócios socioambientais no Brasil e no mundo. Realizaremos atividades em grupo para estudo de estudo de casos reais que estão sendo desenvolvidos no Brasil.

Facilitadores: 

  Thais Magalhães, Engenheira de produção formada pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo com especialização em dinâmica de grupos pela Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos, com especialização em Gestão de Negócios Socioambientais pela FIA-USP, Artemísia e Instituto de Pesquisas Ecológicas – IPÊ, iniciou sua carreira na Tesouraria do Banco Real na estruturação e negociação de ativos e derivativos financeiros. Foi Coordenadora de Desenvolvimento Sustentável no Banco ABN AMRO Real e Consultora de Sustentabilidade na Alcoa América Latina & Caribe facilitando há 8 anos a estratégia e os processos de responsabilidade corporativa dessas empresas. Com grande experiência em facilitação de grupos apoia o Programa Germinar do Instituto Ecosocial, na formação em gestão para lideranças de sociais e de pequenas empresas. É professora convidada do curso de Responsabilidade Socioambiental e Gestão Sustentável do Senac e Fundadora da Kalo Taxidi, consultoria que atua no desenvolvimento de pessoas e organizações para a Sustentabilidade.

   Lizandra Mayra Gasparro. jornalista pela FAAT - Faculdades Atibaia, com especialização em Gestão de Negócios Socioambientais pela FIA-USPArtemísia e Instituto dePesquisas Ecológicas – IPÊ.  Fez a formação da Usina de Ideias - Artemísia em Conceitos de Negócios Sociais com imersão em uma comunidade de baixa renda. Atuou por 3 anos na comunicação da Unidade de Negócios Sustentáveis do IPÊ. E atualmente está  desenvolvendo um negócio socioambiental na região do Baixo Rio Negro - Amazônia.

   Carlos Eduardo de Faria Ronca, advogado formado pela PUC-SP, com especialização em Gestão de Sustentabilidade pela FGV-SP e também em Gestão de Negócios Socioambientais pela FIA-USPArtemísia e Instituto de Pesquisas Ecológicas – IPÊ. Fez na Schumacher College, em Totnes, Inglaterra, o curso "Green Entrepreneurship in Action". Atuou por quase 5 anos como advogado Área da área de 3º Setor, Responsabilidade Socioambiental e Cultura do escritório Mattos Filho Advogados. Hoje, além de Diretor do InstitutoAromeiazero, empreende e ajuda a desenvolver negócios inovadores, principalmente relacionados à mobilidade/bicicleta, meio ambiente e arte. É associado fundador e membro do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade – Abraps.

   Mariana Guimarães, Administradora formada pela PUC-MG com especialização em Marketing e Finanças pela Fundação Dom Cabral e em Gestão de Negócios Socioambientais pela FIA-USPArtemísia e Instituto de Pesquisas Ecológicas – IPÊ.  Iniciou sua carreira na área de Qualidade da Federação das Industrias do Estado de Minas Gerais, foi consultora em Gestão na Falconi Consultores (ex-INDG) por 5 anos e atuou na área de desenvolvimento de venda direta na Danone. Hoje é Gestora do Instituto Hartmann Regueira, OSCIP federal que tem como missão fortalecer as organizações e empresas  para que elas cumpram a sua missão social. Além de gerir o instituto, Mariana é responsável por seu principal programa - PDG, que capacita ONG's em gestão, realizado em parceira com entidades como Instituto Votorantim, Fundação Itaú Social, Instituto Camargo Correa, entre outros. 

   Anna Cristina Romanelli, Formada em Comunicação Social – Relações Públicas pela PUC-MG  com especialização em Gestão Responsável pela Sustentabilidade pela Fundação Dom Cabral  em Gestão de Negócios Socioambientais pela FIA-USPArtemísia e Instituto de Pesquisas Ecológicas – IPÊ e em Comunicação Empresarial pelo Instituto de Educação Continuada da PUC-MG  Atuou como consultora do Programa Tear, financiado pelo BID/FOMIN e coordenado pelo Instituto Ethos com implementação de gestão de responsabilidade social em empresas da cadeia de valor da mineração. Coordenou iniciativas de empreendedorismo, criação e fortalecimento de negócios  em comunidades influenciadas por grandes empresas e indústrias, além da criação de ecossistemas de apoio para que estes negócios se desenvolvam. Hoje atua como coordenadora de Programa da Fundación Avina atuando na Diretoria de Negócios de Impacto, apoiando a criação de empresas, com base de tecnológica, em toda a América Latina,  com o intuito de articular e criar pontes entre as demandas referente às questões ambientais e problemas sociais com soluções tecnológicas. Também atua como gestora nacional da equipe de reciclagem, com o foco no fortalecimento do modelo de negócios das cooperativas de catadores e a inclusão delas na cadeia de valor das indústrias. Integra o Comitê de Investimento do Fundo de Investimento para Negócios de Impacto PYMECAPITAL

Objetivo: Atualizar os participantes sobre os avanços no campo dos negócios socioambientais e estimular o pensamento e geração de soluções de negócios brasileiros

Público: empreendedores e pessoas interessadas em contribuir com negócios que compatibilizam rentabilidade financeira com geração de valor socioambiental.


Inscrição CiiS 2013

Importante: 50% de desconto para docentes, estudantes e associados Abraps.








Um comentário: